Conversas sobre bem-estar, economia circular, slow fashion e beleza com impacto positivo foram o foco do evento
O AYA Talks, maior evento de sustentabilidade na moda, beleza e bem-estar, seguiu sua programação nesta quinta-feira (14) com um dia dedicado a conexões entre saberes ancestrais, inovação, circularidade e práticas responsáveis na indústria criativa. Com painéis que exploraram desde o uso da tecnologia ancestral para criar espaços de bem-estar até as transformações no mercado de moda e beleza, o evento reforçou seu papel como plataforma de diálogo e ação para um futuro mais consciente.
O Glow Guide, à convite do Aya Talks foi assistir algumas palestras que aconteceram no renomado hotel de luxo Rosewood em São Paulo.

O primeiro painel, “Como desenhar espaços de bem-estar através de tecnologia ancestral e medicina da natureza”, reuniu Danni Suzuki (atriz, diretora, escritora e palestrante), Guto Requena (Estúdio GR e Juntxs), Theo Webert (All Life Institute) e Cris Dios (Laces), com mediação de Patrícia Ellen. Os participantes discutiram como unir inovação, espiritualidade e recursos naturais para criar ambientes que promovam equilíbrio e saúde integral. A ideia do painel é muito interessante, porque em tempos de burnout, as pessoas estão cada vez mais procurando alternativas mais saudáveis para continuar sobrevivendo a rotina maluca do dia a dia.
Na sequência, o painel “Circularidade: Redefinindo o ciclo dos produtos”, mediado por Rodrigo Damiano (PwC), trouxe Agustina Comas (COMAS), Ana Sudano (BEFW), Fernanda Simon (Fashion Revolution) e Lara D’Avilla (comunicadora e idealizadora do movimento Levanta e Vai) para compartilhar estratégias e práticas que estendem o ciclo de vida das peças e reduzem o impacto ambiental da moda.
O mercado da moda sustentável ainda está sendo construído. Segundo Fernanda Simon, Diretora executiva do Fashion Revolution Brasil, precisa existir uma maior transparência na comunicação das marcas com os consumidores. “Até que ponto as mulheres que estão fazendo as roupas estão ganhando o suficiente? Isso tudo tem que ser dito pela empresa, e avaliado por quem consome os produtos”.
Leia mais: AYA TALKS reúne lideranças para discutir sustentabilidade e impacto positivo

O debate “Second Hand e suas potencialidades” foi mediado por Fábio Monnerat (especialista em branding e palestrante) e contou com Andressa Kucinski (Megastore), Marina Sanvicente (especialista em moda e sustentabilidade), Natalie Klein (fundadora e CIO da NK) e Paloma Danemberg (diretora criativa do AD Studio), explorando as oportunidades de mercado e os desafios para ampliar o consumo de segunda mão no Brasil.
Já o painel “Moda e beleza com propósito: Impacto”, mediado por Maria Toledo (embaixadora AYA e sócia da ZCreators), reuniu Ana Carolina Oliveira (Alfaparf), Marina Ricciardi (Hering), Pedro Buzzatto (Bazaar Brasil) e Vanessa Rozan (Liceu de Maquiagem) para debater como marcas e profissionais podem gerar transformação social e ambiental por meio de suas criações e posicionamentos.
Encerrando a programação do dia, o painel “Slow Fashion e Moda Artesanal: redesenhando o luxo” contou com mediação de Jorge Grimberg (especialista em pesquisa de tendências) e participações de Airon Martin (Misci), Helô Rocha (estilista), Isa Silva (empresária e influenciadora) e Rener Oliveira (jornalista). O grupo refletiu sobre como resgatar a autenticidade e o valor do tempo na criação de peças únicas, conectando luxo à sustentabilidade e à valorização do trabalho artesanal.
“O luxo no Brasil é muito diferente do que vemos lá fora. A América Latina é o futuro do mundo, temos ecossistema, alegria e vontade de viver, e isso nos diferencia. A moda é nosso espaço para enaltecer a autoestima, e esse é o luxo que devemos levar.” diz Isa Silva, empresária e influenciadora.
“O AYA Talks vem para mostrar que é possível unir criatividade e propósito para transformar moda, beleza e bem-estar.” comenta Maria Toledo, embaixadora da AYA.
Com patrocínio de Grupo Azzas 2154 e suas marcas Farm Rio, Hering, Reserva, além de C&A e Blockforce, o segundo dia do AYA Talks consolidou o evento como um dos principais espaços de reflexão e construção coletiva de soluções para a moda, beleza e bem-estar no Brasil.