Wellness
images (1)
Autocuidado em alta: quando o wellness vira produto

A nova marca de Camila Loures reacende o debate sobre o wellness e a linha tênue entre autocuidado real e consumo disfarçado de bem-estar

Mari Laurindo

Não é novidade que a geração Z é a que mais leva o autocuidado como estilo de vida. Primeiro veio o skincare, mas, de um tempo para cá, o estilo wellness de levar a vida tomou conta das redes sociais e do dia a dia das pessoas.

Um estudo feito pela Ticket Sports revela que jovens entre 15 e 25 anos têm se inscrito com mais frequência em eventos esportivos, principalmente em maratonas. Esse movimento não passou despercebido pelos influenciadores. Criadores digitais como Manu Cit, conhecida por seu estilo de vida saudável e proativo, já criaram suas próprias maratonas — que, por sua vez, também se tornaram marcas de wellness.

Percebendo esse novo comportamento, o mercado não perdeu tempo em transformar o autocuidado em produto. Em 2024, praticamente todo mês trouxe algum lançamento ligado ao tema, seja em roupas, suplementos, gominhas ou whey protein. Hoje, o cuidado com o corpo e a mente é exibido, postado e transformado em estilo de vida perfeito.

Leia mais: Eudora Make lança Palette Clutch e eleva maquiagem à acessório de moda

O autocuidado virou negócio

A influenciadora Camila Loures entrou nessa onda ao lançar, no dia 20 de setembro, sua marca de wellness chamada Yoha. Com uma cartela extensa de produtos, a marca gerou algumas críticas e dúvidas do público. Camila não é conhecida por sua rotina fitness e, antes do lançamento, raramente associava sua imagem a uma vida esportiva.

O excesso de produtos também chama atenção. Mesmo sendo apenas linhas de queratina e whey protein, há diversos sabores e variações. Ao analisar o perfil da marca, nota-se que há poucos relatos de consumidores reais e a maioria dos conteúdos vem de influenciadores divulgando seus cupons.

É claro que buscar ser nossa melhor versão é algo positivo. Cuidar de si não deveria ser apenas um lifestyle, mas uma prática natural. Estar bem física e mentalmente exige atenção e equilíbrio.

Antes de sermos influenciados a comprar ou seguir uma tendência, é importante refletir se aquilo realmente faz sentido para nós. Autocuidado é sobre estar bem — não sobre consumir o que dizem que vai nos deixar assim. Antes de aderir a qualquer moda de wellness, vale olhar o rótulo e lembrar: o cuidado começa com a consciência.