Você pode nunca ter reparado, mas as suas roupas mudam quando você está feliz e animada, e quando está se sentindo triste e para baixo. Isso acontece porque as roupas são uma forma de expressão pessoal e podem refletir nossa identidade, personalidade e estado de espírito.
Em um período de ansiedade e estresse, a tendência é que a pessoa acumule mais roupas, muitas vezes sem critério, ou até mesmo deixá-las espalhadas pelo quarto sem ter vontade de arrumar e colocar no armário. A forma como nos vestimos pode influenciar na maneira que os outros nos enxergam. Segundo a psicóloga da moda, Vânia Gonzalez, a roupa é um dos primeiros códigos que o outro lê sobre nós. “Não nos vestimos apenas para sermos percebidos, mas também para sermos desejados, reconhecidos e validados. A imagem que projetamos por meio do vestir revela quem queremos ser no olhar do mundo.”
Trazendo esse raciocínio para o dia a dia, quando você vai sair com um crush e está super ansiosa, a ideia central na hora de montar o look é que você quer passar confiança e sensualidade, mas também quer se sentir bonita. Roupas que se ajustam bem as curvas, e que te trazem a sensação de leveza e de ser você mesma, fazem com que você se sinta 100% confiante para se abrir e conhecer uma nova pessoa.
Leia mais: Além da moda: Porque roupas e acessórios femininos são bonitos mas desconfortáveis?

Como estamos falando sobre sentimentos, o estresse e a ansiedade transparecem muito nas escolhas das roupas. Em tempos de incerteza, o guarda-roupa vira um reflexo direto do nosso estado emocional: buscamos conforto quando precisamos de acolhimento, usamos cores vibrantes quando queremos espantar o desânimo, e às vezes optamos por looks neutros e minimalistas quando tudo ao redor parece caótico. Para a neuropsicóloga Dayane Louise, a escolha de certas roupas durante esses momentos, pode ser uma vontade de se esconder ou mascarar o que está sentindo. “A busca por conforto se intensifica, e roupas práticas, que não demandem muita decisão ou esforço, costumam ser as preferidas. Cada um encontra sua maneira de usar a roupa como instrumento de comunicação emocional.”
Além de peças de roupas, algumas carregam histórias. Como aquele vestido que sua mãe usou no seu primeiro aniversário e ela guardou especialmente pra você usar. Ou o sapato de salto que era seu sonho usar quando criança mas não cabia, e agora finalmente cabe.
Pode não parecer para algumas pessoas, mas roupas, às vezes, são mais que meras peças. Elas significam histórias vividas, sonhos, e quem sabe a construção de um novo amor.