Existe uma nova técnica de skincare que está viralizada no TikTok. O Slugging é uma técnica de cuidados com a pele que consiste na aplicação de um produto oclusivo como uma parte da skincare, como a vaselina por exemplo.
O objetivo do slugging é criar uma barreira protetora com o produto, impedindo a perda da umidade da pele, obtendo um resultado melhor na retenção dos produtos que foram passados antes da vaselina. A ideia dessa técnica é fazer durante a skincare noturna, para que a pele do rosto consiga absorver grande quantidade do produto aplicado, trazendo uma maior durabilidade dos efeitos para o dia seguinte.
Alguns dos maiores benefícios são: hidratação intensiva, proteção da barreira cutânea, melhora na absorção dos produtos e auxiliar o ressecamento e a descamação da pele, principalmente quando se está fazendo algum tratamento dermatológico que deixe a pele sensível e com necessidade de hidratação.

Leia mais: Cabelos com efeito molhado: como usar fora das passarelas
Todos podem aderir ao slugging?
É importante entender que o slugging não é indicado para todos! A técnica é especialmente benéfica para quem tem a pele seca ou sensibilizada, já que sua principal função é restaurar a barreira cutânea e potencializar a hidratação. Ao criar uma camada oclusiva sobre a pele, ela ajuda a reter a umidade e proteger contra agressões externas, tornando-se um aliado poderoso, especialmente em climas frios ou durante tratamentos dermatológicos que ressecam a pele.
Dermatologistas não recomendam o slugging para peles oleosas. Principalmente as que tem tendências a acne, porque os produtos podem obstruir os poros e piorar a condição da pele. Além disso, antes de iniciar qualquer técnica nova, consulte o seu dermatologista, para que ele avalie se pode ser benéfico ou maléfico para você. O slugging também não deve ser usado com produtos que contenham ácidos ou retinol, pois pode causar irritação e sensibilidade na pele.