Moda
image
Tudo o que você precisa saber sobre a semana de moda verão 2026

Mal acabou a semana de alta costura de Paris e já estamos no esquenta para a semana de moda de verão/primavera de 2026. A temporada começa 11 de setembro e vai até o dia 07 de outubro. As semanas da moda acontecem nos quatro principais destinos fashions: Nova York, Londres, Milão e Paris.

Começando em ordem, a NYFW acontece primeiro, nos dias 11 a 16 de setembro. Marcas como Michael Kors, Altuzarra, Area, Bevza, Calvin Klein Collection, e Tory Burch irão desfilar na passarela americana. Thom Browne, Proenza Schouler, Ralph Lauren e Carolina Herrera não irão desfilar nesta temporada. A programação atual conta com mais de 60 desfiles e apresentações de designers, além de coleções adicionais sendo apresentadas digitalmente e mediante agendamento.

Em Londres, a London Fashion Week, acontecerá do dia 18 de setembro ao dia 22. Entre os grandes nomes estão, BurberryErdemRoksandaSimone Rocha e Emilia Wickstead. Em relação as marcas menores que Londres é reconhecida estarão presentes: Ahluwalia, Richard Quinn, Marques’Almeida, Paolo Carzana, Bora Aksu, Di Petsa, Mark Fast, Harris Reed, Labrum London, Patrick McDowell, Chopova Lowena e Tove.

Este será o primeiro evento da LFW sob o comando da nova diretora do British Fashion Council (BFC), Laura Weir, que está em sintonia com o seu objetivo de tornar a moda britânica mais inclusiva e menos centralizada.

Indo para o próximo destino, a Milan Fashion Week acontece dos dias 23 a 29 de setembro. Estarão presentes mais de 55 designers e estilistas. Diesel, Giorgio Armani, Ferragamo, Tod’s, Moschino, Max Mara, Prada e Roberto Cavalli são algumas das marcas reconhecidas no mercado da moda que estarão presentes para desfilarem em Milão.

Leia mais: Schiaparelli apresenta coleção “Back to the future” na Haute Couture de Paris

O público provavelmente prestará mais atenção às estreias de estilistas nas suas novas “casas”: Demna estreará pela Gucci; Louise Trotter pela Bottega Veneta e Simone Belloti pela Jil Sander. A estreia de Dario Vitale pela Versace está ausente do calendário. No entanto, o WWD informou que a marca está optando por um “evento íntimo”, em vez de uma apresentação completa na passarela para o primeiro desfile do diretor criativo.

Claro que a cidade de Paris seria a última a receber milhares de apaixonados por desfiles e moda para apresentar a edição de Paris Fashion Week de verão/primavera 2026. A última rodada inicia em 25 de setembro e tem como último dia 7 de outubro, finalizando mais uma semana da moda. Serão 76 desfiles e 36 apresentações nesta temporada. Um leve aumento em relação à edição passada de spring/summer 25, que contou com 66 desfiles e 40 apresentações.

Paris Fashion Week

Alguns dos desfiles mais esperados da temporada trarão estreias importantes. Matthieu Blazy, recém-nomeado diretor criativo da Chanel, apresenta sua primeira coleção para a maison. Já Jonathan Anderson, após causar impacto com sua estreia na linha masculina da Dior em junho, agora revela suas criações para o feminino. Outros debuts notáveis marcam esta temporada: Jack McCollough e Lazaro Hernandez, da Proenza Schouler, assumem o posto deixado por Jonathan Anderson na Loewe. Duran Lantink, embora não desfile com sua marca homônima, estreia à frente da Jean Paul Gaultier. E um dos momentos mais aguardados será o retorno de Pierpaolo Piccioli às passarelas, agora como diretor criativo da Balenciaga.